Achei Na Lista - Guia Online para encontrar os melhores negócios de forma atualizada, rápida e simples

Achei Na Lista

Prevenção é melhor que manutenção. 3 dicas para cuidar do seu carro.

Independente da categoria que o carro se enquadra para você uma coisa não se pode negligenciar, a manutenção.

Por Guilherme Arthur Kuhn dia em Entretenimento

Prevenção é melhor que manutenção. 3 dicas para cuidar do seu carro.

Um carro com a manutenção em dia evita despesas não programadas, imprevistos, acidentes, por isso, não deixe de seguir a risca o plano de manutenção indicado para seu veículo, ele está no manual do carro, normalmente encontrado no porta luvas. Lá você encontra todas as informações que você precisará para seu carro, desde informações de manuseio, de manutenção e cuidados. É extremamente desaconselhável você alterar o plano de manutenção, ele foi criado pelos engenheiros que projetaram seu veículo, portanto eles sabem o que estão falando.

Porém, ler um manual daqueles, na pressa do dia a dia, se torna inviável.

Por isso, sem muitas delongas, vamos aos principais pontos que você deve se atentar:

1. Oléo do motor

Prevenção é melhor que manutenção. 4 dicas para cuidar do seu carro.

 

É o “sangue” do carro, ele é o responsável pela lubrificação do motor, se ele passar a quilometragem ou exceder o período de troca ele começa a perder suas propriedades, ou seja, vai perdendo sua função de proteção.

Existem inúmeras nomenclaturas, viscosidades, características, classificações como SAE, API, o que não nos interessa nesse momento, pois são informações muito técnicas e vem descritas no manual. Basta chegar em uma oficina, concessionaria ou mecânico e mostrar o manual, que o responsável pelo serviço saberá como proceder.

O que precisamos saber sobre o óleo é que ele tem validade e deve ser trocado dentro do período programado pela montadora. Alguns variam em quilometragem de 5.000km, 8.000km e 10.000km. Já outros variam por tempo, normalmente no período de 6 meses a 1 ano. Sugestão: troque o óleo divido ao fator que ocorrer antes.

2. Filtros

Prevenção é melhor que manutenção. 4 dicas para cuidar do seu carro.

 

Como o próprio nome diz, tem a função de filtrar impurezas. Nos veículos existem os seguintes tipos de filtros: Filtro de óleo, combustível, ar e cabine (conhecidos também como filtros do ar condicionado).

É  importante para a saúde do veículo a troca periódica deles. Já a troca do filtro de cabine é relevante para a saúde dos ocupantes do veículo, pois é através dele que são filtradas partes da poluição, bactérias e demais agentes nocivos a saúde dos passageiros. 

 

3. Pneus, suspensão e freios.

Prevenção é melhor que manutenção. 4 dicas para cuidar do seu carro.

 

São os responsáveis por manter o carro nos “trilhos”, por isso devem estar sempre em condições adequadas para rodar: com calibragem correta, balanceados e cambagem padrão do automóvel.

Pneus devem ser monitorados sempre. É recomendado por especialistas verificar a calibragem dos mesmo pelo menos uma vez por semana, para averiguar se não há nenhum vazamento que possa ocasionar imprevistos. Além disso, com os pneus na calibragem correta indicada no manual, você aumenta a vida útil dos mesmos e ainda economiza combustível, pois o carro fará menos esforço para se locomover.

O indicador de desgaste para a troca dos pneus são as chamadas T.W.I (Tread wear indicator), pequenas elevações nos sulcos dos mesmos. Quando essas elevações atingem a mesma linha do pneu, é sinal de que eles devem ser trocados. Normalmente essa marca fica em torno de 1.6mm de profundidade do pneu.

Várias reportagens e estudos apontam que pneus em mal estado aumentam a distância da frenagem e afetam muito a estabilidade do veículo.

Sem contar que pneus “carecas” ou sem condições de uso são passíveis de multa, previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Para aumentar a vida útil do pneu recomenda-se realizar o rodízio do mesmo. Basicamente o processo é trocar as rodas dianteiras pelas traseiras e balanceando-os novamente, assim equaliza-se o desgaste de forma padrão, aumentando o tempo de substituição. Este processo pode ser realizado no período de 8.000km a 10.000 km dependendo do modo de uso, potência e condições climáticas. O ideal é intercalar, fazendo uma vez o rodízio mais o balanceamento e na vez seguinte, o rodízio mais o balanceamento e alinhamento, para garantir a rodagem perfeita.

Pneus sem sistema de freio eficaz não funcionam, assim como o contrário também não. De nada adianta o carro ter inúmeros sistemas de segurança, como freios abs, controle de estabilidade, tração e air bags se o carro não conseguir freiar. Pastilhas e discos de freios devem estar sempre em boas condições.

O sistema de suspenção é o responsável pelo conforto do carro, amortecedores garantem o amortecimento das imperfeições e diferenças de níveis no traçado, enquanto as molas são responsáveis pela elasticidade do veículo. Amortecedores devem ser sempre inspecionados, pois influenciam diretamente a estabilidade e o conforto, minimizando o desgaste dos pneus.

Prevenção é melhor que manutenção. 4 dicas para cuidar do seu carro.

Carro revisado, e em dia com manutenção, é garrantia de viagem tranquila e segura.

Passe já no mecânico e faça sua manutenção:

Oficina Mecânica

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Prevenção é melhor que manutenção. 3 dicas para cuidar do seu carro.

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!