Achei Na Lista - Guia Online para encontrar os melhores negócios de forma atualizada, rápida e simples

Achei Na Lista

Deixe as Crianças Brincarem na Lama

Ajude seus filhos a desenvolver sistemas imunológicos mais saudáveis.

Por Alexandra Kuhn dia em Entretenimento

Deixe as Crianças Brincarem na Lama

Quando nascemos, não temos micróbios. Nosso sistema imunológico está subdesenvolvido. Mas assim que os micróbios entram em cena, eles iniciam nosso sistema imunológico para funcionar corretamente. Sem micróbios nosso sistema imunológico não pode combater bem as infecções.

Confira 8 Beneficios de Brincar na Lama.

1. Estimula a criatividade

A lama é um elemento que pode ter diferentes texturas e consistências, proporcionando várias formas de brincar. O fato de ser moldável permite que as crianças explorem a imaginação e criem o que quiserem a partir daquele material. Podem construir algo concreto como um castelo ou simplesmente passar a lama pelo corpo, dependendo apenas de onde a criatividade e vontade deles  quiser levar!

2. Proporciona bem-estar físico e mental

Brincar ao ar livre em contato com os elementos da natureza proporciona às crianças a sensação de bem-estar. Também pode ajudar a diminuir níveis de estresse, ansiedade e déficit de atenção. O fato da lama ser um elemento sem estrutura fixa que permite à criança explorar as possibilidades daquele material traz  também benefícios socioemocionais. A atividade ajuda na expressão de ideias e sentimentos e ajuda na capacidade de equilibrar a fantasia com o real.

3. Ajuda na formação do pensamento crítico

Em uma atividade como brincar com a lama, as crianças estão expostas ao ar livre e à ausência de regras pré-definidas. Ao permitir quebrinquem livremente, se oferece aos pequenos a oportunidade de desenvolverem a capacidade de formar ideias, resolver problemas e pensar criticamente.

4. Conexão com a natureza

Brincar na lama também é uma forma de se conectar e conhecer a natureza. Na medida em que brincam e interagem com aquele espaço passam a conhecer melhor os processos naturais, entender como a natureza funciona e se reconectar com o ecossistema. Logo, uma brincadeira com lama é, por exemplo, uma ótima oportunidade de mostrar, na prática, a mutação dos elementos naturais e de observar como esta matéria, fruto da junção de água e terra, se comporta. Além disso, crianças que passam muito tempo em espaços fechados tendem a ficar mais distantes da natureza e, consequentemente, de sua relevância para o mundo.

5. Faz bem para o sistema imunológico

Ao contrário do que se costuma imaginar, deixar as crianças em espaços fechados e longe da “sujeira” não é o melhor para a saúde delas. Na verdade, entrar em contato com as bactérias presentes na natureza também é uma forma de fortalecer o sistema imunológico. Por isso, não tenha medo de deixar que elas toquem, brinquem e passem a lama pelo corpo.

6. Desenvolve a coordenação motora

Brincar com elementos como água, areia, lama e argila contribui para o desenvolvimento da coordenação dos olhos e das mãos. Além disso, é uma atividade que trabalha as habilidades motoras finas e grossas. Vários sentidos são ativados quando as crianças brincam na lama. Consequentemente, o cérebro trabalha mais aumentando a sua atividade, o que proporciona benefícios como capacidade de concentração e organização de ideias.

7. É divertido

Brincar com a lama é bastante divertido já que proporciona às crianças uma nova experiência sensorial. Além disso, brincar ao ar livre é uma atividade que ajuda na produção de endorfina, o hormônio que aumenta a sensação de bem-estar e alegria.

8. Cria boas memórias

Quais são as melhores lembranças da sua infância? Proporcionar que crianças tenham a possibilidade de explorar as infinitas formas de brincar com a lama certamente vai fazer com que elas tenham uma boa resposta para essa pergunta no futuro.

Portanto deixem as crianças brincarem na lama!!!

Lembrem - se, Papais e Mamães, vocês sobreviveram a infância!

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Deixe as Crianças Brincarem na Lama

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!